-
Arquitetos: Alvaro Gajardo, Manuel Pizarro Arquitectos Asociados
- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Felipe Vilches, Alvaro Baile
-
Fabricantes: -, AB Kupfer, Adobe, AutoDesk, Bosch, Cintac, Cintac®, Comercial Rey, Fidel Espinoza, Google, Los Alisos, MK, Microsoft Office, Sherwin-Williams, Teka, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Reforma do apartamento Vital Apoquindo é uma intervenção interior de um apartamento dos anos 90 na comuna de Las Condes, Santiago do Chile. Localizado no quarto e último andar do prédio. O apartamento está organizado em duas seções ou níveis, separados por uma diferença de altura média que divide o acesso e a cozinha da área dos quartos, e no fundo, abaixo, a sala de estar e o terraço - churrasqueira. O apartamento olha para toda a cidade de Santiago a partir de uma localização privilegiada nas encostas do morro.
O desenho do projeto procurou gerar interiores espaçosos e limpos. Para isso foi necessário derrubar paredes que interrompessem as vistas e iluminação dos espaços. Essa ideia de espaços limpos foi aprimorada com uma base de paredes de cor branca e um piso de madeira colocado como uma espinha de peixe, sobre as quais foram adicionados elementos importantes de desenho, como a grande laje em balanço concreto polido na cozinha e lajes polidas menores nos banheiros e na churrasqueira. Da mesma forma, o desenho de um móvel de ferro pendurado, pintado de preto, foi incorporado como uma biblioteca na sala de estar além de outro na cozinha.
A série de portas de madeira de grandes panos de correr, com os seus painéis de madeira reciclada dispostos em diagonal articulam os espaços (cozinha, varanda, sala e quartos) e procuram harmonizar o total da intervenção, junto com o piso abrindo e fechando espaços de acordo com o uso. A escadaria que salva a diferença de nível entre o hall da sala de jantar e a sala de estar era originalmente deficiente, por isso foi realizada em concreto polido, estendendo-se a pegada de seus degraus até 60 cm cada, fazendo uma escadaria mais pausada, segura e protagonista na descida.
Os forros, na sua maioria brancos, procuram expandir o espaço, com intervenções realizadas pela iluminação e pelos canos pretos que abrigam os conduítes. Da mesma forma, o forro da cozinha foi executado com tábuas de compensado cortadas e pintadas de branco de amieiro para diferenciá-lo (como forro) do total do apartamento. No caso dos banheiros, os forros foram um "resgate fortuito" e ao mesmo tempo um sucesso, ao descobrir durante a obra um velho concreto com tábuas que apareceu ao tirar o falso teto dos banheiros. Este concreto ficou sem modificações e na vista dos banheiros do novo projeto.
A quilha do balcão da cozinha, assim como guidões e caixilhos das portas de correr, são aços de demolição. Da mesma forma que a madeira restaurada de portas e paredes, estes elementos conseguiram dar calor e uma sensação de pré-existência ao materiais, dando um espírito ao projeto. Um "genius Locci" (Norberg-Shulz, arquiteto norueguês), aquele sentimento de estar num lugar com espírito e alma.